Notícias

Demis Roussos

Irmão Marista José Nilton Dourado, presidente da UBEC, discursa durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Católica RN

Empresas

11 de setembro de 2018 às 14h30

UBEC começa a escrever a sua história no Rio Grande do Norte

Uma metodologia de ensino disruptiva, de vanguarda e em parceria com o Google, desenvolvida para o protagonismo do aluno e focada na missão de evangelizar pela educação. Assim, com a benção de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, apresentou-se a Católica Rio Grande do Norte, durante o lançamento da sua pedra fundamental, na última semana.

O evento simbolizou o marco zero de um ambicioso projeto de educação na Grande Natal. A UBEC – União Brasileira de Educação Católica chega ao território potiguar como mantenedora da futura instituição de ensino superior, que dará início às atividades já em 2019, com um superpolo de educação a distância e cursos híbridos (parte presencial e parte EAD). O primeiro vestibular presencial está previsto para janeiro/2020.

Cerimônia 
A Católica Rio Grande do Norte, chegou ao estado como parte de um projeto de expansão Norte-Nordeste da UBEC, que já é mantenedora de instituições de educação superior e básica em Minas Gerais, Recife, Tocantins e no Distrito Federal.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada na em um espaço montado dentro da área de 68 mil metros quadrados, em Nova Parnamirim (Parque das Árvores), onde será construída a instituição. Na oportunidade, Irmão José Nilton Dourado, ex-diretor do Colégio Marista de Natal e atual CEO da UBEC, destacou que a Católica RN chega com a ambiciosa proposta de apresentar uma metodologia de ensino inovadora, agregando à missão de evangelizar através da educação.

“A ideia é de construir um modelo de Faculdade - depois, no futuro, um Centro Universitário -, que seja de vanguarda, que apresente um projeto acadêmico voltado para as inovações, com um modelo de tecnologia diferenciado dos demais e que apresente uma filosofia de trabalho balizado em valores. Estamos no Rio Grande do Norte com um projeto de missão, onde nós vamos aproveitar a educação para fazer uma evangelização com qualidade”, avalia Irmão Nilton. 

Google for Education
A parceria com o Google for Education visa colocar a instituição na vanguarda da educação superior no Rio Grande do Norte, apostando na tecnologia e nas profissões do futuro. Tudo converge para este novo processo de ensino-aprendizagem, desde o modelo arquitetônico do prédio às salas de aula invertida, 'flipped classroom', em inglês. "Neste modelo, o professor passa a ser um orientador e os alunos protagonistas", explicou Tony dos Santos, sócio-diretor da Nuvem Mestra, empresa parceira do Google for Education no Brasil, que esteve presente na cerimônia.     

As instalações da Católica RN ficam numa área de 68 mil metros quadrados, sendo 3 mil metros quadrados de área a ser construída. Num primeiro momento será construído um prédio com quatro pavimentos que irá comportar mais de 40 alunos por sala, laboratórios e uma biblioteca com mais de 40 mil títulos, além de amplo estacionamento. A área escolhida pela UBEC foi a região de Nova Parnamirim, mais precisamente a rua Parque das Rosas / Parque das Árvores – Loteamento 7-A, esquina com a Estrada da Lagoa Seca, nas imediações do antigo aeroporto. No projeto original há ainda a possibilidade de construção de novos prédios e de um Centro de Convenções.

Com sede em Brasília/DF, a UBEC, além das instituições e polos EAD em diversas regiões do Brasil, já chegou ao exterior: Angola, Japão e Estados Unidos abrigam polos de educação à distância da Católica EAD.

O grupo UBEC completou 46 anos no último mês e o sucesso das décadas de trabalho dedicado ao ensino de qualidade e à formação humana está refletido em seus resultados. O mais recente, da Universidade Católica de Brasília (UCB): primeira instituição de educação superior do grupo, foi eleita a melhor particular da região Centro-Oeste, a 4ª melhor do Brasil, e configura entre as oito melhores da América Latina pelo ranking Times Higher Education 2018 (THE), provedor de dados universitários em todo o mundo.

Mais sobre a UBEC
A UBEC foi fundada em 1972 pela união de cinco Províncias Religiosas e uma Diocese: Província La Salle Brasil-Chile; Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Padres e Irmãos Estigmatinos; Província Marista do Centro Norte do Brasil – Irmãos Maristas; Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco; Inspetoria Madre Mazzarello – Irmãs Salesianas, e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A UBEC é mantenedora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Católica EAD, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Colégio Padre de Man (CPM).

 

Revista Negócios

TV NEGÓCIOS

Sebrae valoriza o micro e pequeno empreendedor